Carboidratos X Massa magra e Perda de Gordura
- Mariana Andrade
- 16 de jul. de 2017
- 2 min de leitura

Para ganhar massa muscular não basta apenas aumentar as proteínas da alimentação, é preciso ter uma grande quantidade de carboidratos. Os carboidratos são usados como fonte imediata de energia para os músculos, enquanto os aminoácidos provenientes das proteínas da dieta são metabolizados e usados na síntese de várias proteínas no corpo, incluindo nos músculos, mas também em várias outras funções corporais.
O principal hormônio, responsável por esse aumento da síntese muscular é a insulina, que tem sua secreção aumentada em uma dieta rica em carboidratos.
A musculação e outros tipos de treinamentos de força otimizam o metabolismo através de adaptações metabólicas, estimulam a síntese de hormônios anabólicos como testosterona, GH, IGF-1, redução dos níveis de cortisol e aumentam a sensibilidade à insulina.
Os carboidratos possuem um efeito poupador de gordura, pois ele passa a ser usado preferencialmente como fonte de energia, deixando as gorduras serem armazenadas como reserva de energia.
Esse é um forte motivo para cortar os carboidratos em uma dieta para perda de peso. A gordura é mobilizada dos adipócitos e usada como fonte de energia no lugar dos carboidratos.
Mas, retirar os carboidratos da dieta ou reduzi-los ao extremo e sem orientação pode aumentar tanto a queima de gordura como a degradação de proteínas (perda de massa muscular). Pois, tanto as gorduras como as proteínas são usadas como fonte de energia para os músculos em uma dieta pobre em carboidratos. Isso dificulta a possibilidade de se construir ou de manter a massa muscular em uma dieta com baixo teor de carboidratos, mesmo que elas sejam eficientes para aumentar a queima de gordura, isso dificulta o aumento da síntese muscular, e pode diminuir a massa magra.
Portanto, o ganho e a manutenção da massa muscular em uma dieta são sempre dependentes da disponibilidade de carboidratos na dieta, não apenas da oferta de proteínas, como muitos podem pensar.
A redução drástica dos carboidratos na dieta e por muito pode levar a uma maior redução da taxa metabólica basal e não gerar mais resultados na perda de gordura. Por isso, toda modificação na dieta deve ser feita orientada por um profissional nutricionista.
Comments