O que é Creatina?
- Mariana Andrade
- 15 de jul. de 2020
- 1 min de leitura

O que é a Creatina?
É uma molécula formada a partir de 3 aminoácidos: arginina + glicina + metionina.
Ela é sintetizada no fígado, pâncreas e rins ou através dos alimentos de origem animal: carne e frango.
Benefícios da Creatina:
Ganho de massa magra
A suplementação para atletas é benéfica porque ela faz parte da fosfocreatina, quando ela é quebrada pela creatina quinase, ela produz energia para formar ATP, esse ATP é responsável em fornecer energia para o músculo, melhorando desempenho esportivo e síntese muscular.
Aumentam as células satélites, que são fundamentais para o processo de hipertrofia, pelo fato também de reter água para dentro do músculo, estimula o processo de hipertrofia.
Diabéticos e Emagrecimento
Ela aumenta a expressão do GLUT-4, que é o receptor que melhora a sensibilidade a insulina, e consequentemente ajuda no processo de emagrecimento.
Distúrbios neurológicos como: Alzhamier e Parkinson, Depressão
É comprovado que há um “pool” de creatina nas células cerebrais e a deficiência deste nutriente poderia contribuir para alguns distúrbios neurológicos.
Como tomar creatina?
Estudos recentes falam em uso crônico 3 a 5grs por todos os dias, pois seu o resultado é acumulativo, é um pouco mais demorado para perceber os resultados.
Retêm líquido?
Não, a creatina não aumenta inchaço.
Qual momento do dia usar?
Tanto faz, pois seu resultado é acumulativo, mas alguns estudos mostram ser favoráveis o uso após o treino.
A creatina ideal para ser usada é a creatina monoidratada, deve ser utilizada com uma boa hidratação, para melhorar seus efeitos.
Comments