Suplementos Alimentares na Prática Esportiva
- Mariana Andrade
- 4 de nov. de 2018
- 2 min de leitura

A nutrição esportiva contribui para que o atleta possa extrair o máximo de suas potencialidades na prática de esportes. Pesquisas recentes demonstram que muitos suplementos são utilizados por atletas, para superar a ingestão diária. O mercado de suplementos nutricionais oferece uma série de produtos com funções específicas ao organismo. É fundamental que a suplementação seja indicada e acompanhada por um profissional qualificado.
Segue alguns suplementos nutricionais mais utilizados e suas funções:
Albumina – comercialmente extraída do ovo, é uma proteína de alto valor biológico (fornece todos os aminoácidos essenciais), é importante para aumentar massa muscular.
Arginina, Lisina e Ornitina – três aminoácidos encontrados em diversos alimentos. Esta sendo estudado a associação desses três aminoácidos com o aumento da liberação do GH (hormônio do crescimento).
BCAA (leucina, valina, isoleucina) – são três aminoácidos abundantes em carnes, pesquisas mostram que o seu uso reduz a fadiga relacionada ao exercício, e melhora processos anabólicos (aumento de massa muscular).
Beta - Alanina - aumenta força e resistência muscular, potencializa os efeitos da creatina, aumentando a capacidade de recuperação muscular.
Creatina - fonte de energia rápida para contração muscular, é a primeira fonte de energia para reconstituir a molécula de ATP, e melhora o estresse oxidativo celular.
Cafeína – é importante estimulante do sistema nervoso central, tem sido usado para reduzir a percepção de esforço, pois a cafeína modifica o limiar da dor, melhorando a performance, seu efeito emagrecedor pode ser devido a liberação do hormônio adrenalina.
Palatinose - suplemento energético à base de isomaltulose, um carboidrato que é absorvido lentamente pelo nosso organismo, fornecendo assim energia de forma constante por um período mais prolongado durante os treinos.
Cromo – é um mineral co-fator de várias vias metabólicas, além de auxiliar na função da insulina, esse mineral tem sido usado por atletas que desejam aumentar a massa muscular.
Triptofano - tem sido usado para aumentar a produção de serotonina em tentativas de aumentar a tolerância à dor durante o exercício intenso, e não parece ser um ergogênico efetivo.
Glutamina - é um combustível importante para algumas células do sistema imune, como linfócitos e macrófagos, que podem ser diminuídos com exercício intenso prolongado, tais como que relacionado ao overtraining. Glutamina também pode promover a síntese de glicogênio muscular e tem sido estudada para potencial reforço da força muscular.
Taurina - A taurina é um aminoácido que participa de vários processos metabólicos, tais como a contração do coração e atividade antioxidante. A taurina induz aumentos significativos no VO2Max e retarda o tempo para exaustão durante o exercício físico; seus efeitos ergogênicos são atribuídos a proteção de propriedades celulares e a atividade antioxidante desse aminoácido.
DHEA – dehidroepiandrosterona – é precursor natural da testosterona, quando suplementado oferece ganho de massa muscular.
Tribulus terrestris – é um extrato vegetal que, o seu uso em sido associada à elevação da testosterona plasmática e hipertrofia muscular.
Proteína Isolada (Whey Protein) – proteínas em pó produzidas a partir da proteína do ovo, do leite ou da carne, são utilizados para aumento de massa muscular e melhora no desempenho, age rapidamente na recuperação muscular.
No entanto para ter o uso efetivo de cada suplemento é ideal procurar um profissional capacitado para fazer a indicação correta de cada suplemento, adequar as quantidades e os horários que serão administrados.
Comments