Teste Genético e Desempenho Esportivo
- Mariana Andrade
- 6 de ago. de 2018
- 3 min de leitura

Testes genéticos são análises feitas em laboratórios que mapeiam no DNA que você herdou. Além de revelar qual doença você tem risco de desenvolver, ou ajudar a escolher o melhor tratamento, as variações genéticas podem modificar a resposta aos nutrientes, influenciando a forma pela qual o indivíduo responde a uma dieta. Também dessa mesma forma, o conhecimento acerca dos genes pode ter de grande auxílio também na performance esportiva, e na prevenção e no tratamento da obesidade.
Testes genéticos é uma excelente ferramenta para entender como o seu perfil genético pode te auxiliar em seus resultados no emagrecimento e sobre seu desempenho esportivo. A fim de evitar lesões e auxiliar na definição de treinamentos específicos que potencializem as características de cada indivíduo, atletas ou não.
Conhecer qual o predomínio dos tipos de fibra muscular, o tipo de esforço que pode promover um melhor desempenho, as variantes que podem tornar o indivíduo mais propenso ao acúmulo excessivo de gordura ou ainda as variantes que regulam o metabolismo dos lipídeos, e a queima de gorduras, pode ser determinante na escolha do treinamento que atenda melhor aos objetivos do indivíduo.
Associar uma conduta nutricional com um programa de treinamento individualizado de acordo com as características genéticas é um grande auxílio potencializar seus resultados.

Genes que são avaliados no Teste Genético SportDNA:
CATEGORIA 1
Peso corporal x Atividade física – avalia qual tipo de atividade física (aeróbicas ou anaeróbica) e qual seria a frequência cardíaca máx. para favorecer a queima de gordura.
FTO
LIPÓLISE
Associado à regulação do apetite e do peso corporal, e a capacidade de queimar gorduras.
ADRB2
MOBILIZAÇÃO DA GORDURA CORPORAL
Tem grande importância na mobilização da gordura corporal armazenada.
PPARG
FACILIDADE PARA PERDER PESO
Avalia à resposta individual para perda de peso, induzida por dieta ou por treinamento físico.
ADIPOC
MANUTENÇÃO DO PESO PERDIDO
Avalia o risco de obesidade e à tendência em recuperar o peso perdido após uma dieta de restrição calórica.
INSIG2
GORDURA SUBCUTANEA INSIG2
É um gene funcionalmente ligado ao metabolismo de gorduras.
CATEGORIA 2
Resposta ao exercício – avalia qual a intensidade exercício físico é ideal para alcançar parâmetros desejados.
COL1A1
LESÕES ARTICULARES
O gene COL1A1 codifica uma das cadeias que compõem o colágeno, polimorfismo nesse gene está relacionado com lesões em ligamentos associadas à pratica esportiva.
LPL
NÍVEIS DE TRIGLICÉRIDES E REDUÇÃO DE GORDURA
A Lipase lipoproteica (LPL) é uma enzima que desempenha um papel importante no armazenamento e disponibilização pelo organismo de sua reserva energética lipídica.
PPARD
NÍVEIS DE COLESTEROL
O gene PPARD está envolvido na regulação do gasto de energia, na termogênese e no metabolismo de ácidos graxos.
IL1B e IL1RN
RESPOSTA INFLAMATÓRIA
O grupo das IL-1 são, em geral, consideradas próinflamatórias. Polimorfismos em genes do grupo das IL-1 estão associados ao aumento das concentrações de citosina plasmática, podendo influenciar a longo prazo a performance esportiva individual.
CATEGORIA 3
Qual a melhor modalidade esportiva – avaliam quais os tipos de fibras musculares qual tipo de treinamento é ideal, exercícios de força, resistência ou potência.
ACTN3
POTÊNCIA E FORÇA MUSCULAR
Avalia se há fibras musculares de contração rápida. O funcionamento dessas fibras não requer a presença de oxigênio para produzir a energia necessária para realizar movimentos que exijam grande força ou intensidade.
ECA
MODALIDADE ESPORTIVA E FIBRAS MUSCULARES
A depleção no gene está associada a um melhor rendimento nas modalidades esportivas de curta duração e maior proporção de fibras de contração rápida.
A inserção está relacionada ao melhor desempenho em modalidades que exigem mais resistência e proporcionalmente mais fibras de contração lenta.
PPARD
TREINO DE RESISTÊNCIA
A presença de uma variante no polimorfismo estudado está associada com melhor performance em treinos de resistência.
CATEGORIA 4
Capacidade Antioxidante - Sabe-se que a atividade física intensa provoca o aumento na produção de radicais livres que podem causar lesões musculares e celulares, prejudicando o desempenho da prática esportiva.
SOD2
CAPACIDADE ANTIOXIDANTE
Avalia a sua resposta em relação à neutralização de radicais livres e eliminação de toxinas pelo organismo.
CAT
ESTRESSE OXIDATIVO
A catalase participa de mecanismos de defesa contra o estresse oxidativo.
GSTs
DETOXIFICAÇÃO
As GSTs estão relacionadas à eliminação de produtos gerados pelo estresse oxidativo. Os polimorfismos nos genes GSTs leva a uma diminuição ou ausência completa da atividade enzimática.
Para saber qual o valor do teste genético: SportDNA
Você poderá fazer a compra do teste no site da Visiongen, e agendar a coleta do teste na Clínica Maison Blanc. E juntamente com a nutricionista definir a melhor estratégia para o acompanhamento nutricional.
Comentarios