Entenda os benefícios dos probióticos na saúde
- Mariana Andrade
- 11 de mar. de 2018
- 2 min de leitura

A microbiota intestinal é um dos fatores que ajudam a manter a integridade da parede intestinal. É constituído por boas bactérias (probióticas) e más bactérias (patogênicas), as bactérias boas devem ser em maior quantidade para manter um organismo saudável.
Os probióticos são descritos como culturas de microorganismos vivos que, quando ingeridos, afetam de forma benéfica o hospedeiro por meio da melhora da microflora intestinal.
Diversas evidências científicas sugerem importantes efeitos benéficos dos probióticos, entre eles:
- Benefícios no tratamento de algumas doenças intestinais, como diarréia e constipação;
- Mantem o balanço microbiano adequado;
- Apresentam propriedades imunoestimuladoras que diminuem a incidência de algumas patologias, promovendo uma redução no uso de antibióticos;
- Por meio dessas ações sobre o sistema imunológico, os probióticos exercem importantes benefícios para praticantes de atividade física;
- São importantes no tratamento das alergias alimentares e, quando em quantidades adequadas, aliviam os sintomas da intolerância a lactose, podendo ser uma importante alternativa na dieta de indivíduos intolerantes à lactose;
- As espécies de Lactobacillus protegem o trato urogenital contra infecções microbianas, infecções urinárias, candida de repetição, e combate o H. pylori;
- A ação dos microrganismos benéficos pode ainda melhorar a quantidade, qualidade e digestibilidade de alguns nutrientes.
- Exercem efeitos benéficos sobre a hipertensão.
- Apresentam efeitos benéficos sobre os níveis plasmáticos de lipídios: redução dos níveis de LDLcolesterol;
Há evidências de estudos animais e “in vitro”, de que os probióticos podem reduzir o risco de câncer por meio da neutralização dos efeitos mutagênicos e genotóxicos.
O processo de envelhecimento pode promover uma diminuição das Bifidobactérias e aumento do Clostridium. Além disso, o decréscimo da mucosa imunológica com a idade, expõe o idoso a maior risco de ocorrência de doenças infecciosas. O uso profilático de probióticos pode ser importante para melhorar o sistema imunológico.
É importante ressaltar que para se obter os benefícios descritos anteriormente o produto a ser consumido deve apresentar, além de quantidade suficientes de probióticos (microrganismos vivos), espécies capazes de sobreviver às condições do estômago e, desta forma, alcançar o intestino em quantidade e condições viáveis.
O nutricionista funcional poderá elaborar uma combinação de cepas de acordo com cada objetivo, seja saúde intestinal, gerenciamento de peso, tratamento de alergias ou imunidade.
Comments