Qual o consumo ideal de Carne Vermelha?
- Mariana Andrade
- 20 de dez. de 2017
- 2 min de leitura

A carne bovina é um alimento rico em proteína e fonte de aminoácidos essenciais como isoleucina, histidina, lisina, treonina, metionina e leucina, além de conter nutrientes como vitaminas do complexo B, minerais como ferro, zinco, fósforo, magnésio. Dessa forma, se consumida de forma moderada e dentro de uma dieta equilibrada com alimentos de origem vegetal, pode trazes benefícios à saúde.
De acordo com o último relatório realizado e publicado pelo World Cancer Research Found em 2007, o consumo médio de carne vermelha não deve ultrapassar 300g por semana, incluindo pouca ou nenhuma quantidade de carne processada (hambúrguer, embutidos) pois carnes vermelhas ou processadas aumentam o risco de alguns tipos de câncer.
Especialistas da Organização Mundial da Saúde (2016), avaliaram mais de 800 estudos em populações com diferentes dietas em todo o mundo, e uma das conclusões é de que 50g diárias de carne processada aumentam o risco de câncer colorretal em 18%.
Pois pode resultar na formação de substâncias químicas cancerígenas, que são formados pelos nitritos e nitratos que são aditivos alimentares muito utilizados em produtos cárneos, contribuem para fixação da cor avermelhada da carne curada e para sua conservação.
Após a ingestão de carnes processadas, há um aumento do nível de nitrato que é convertido a nitrito no intestino, promovendo assim, a formação de N-nitrosaminas, que causam danos ao DNA após o metabolismo de ativação podendo levar a ocorrência de cânceres.
O processo de cozimento, apesar de melhorar a digestibilidade e a palatabilidade da carne, mas também pode produzir carcinógenos, dependendo do tempo e da temperatura utilizada, e do tipo de cozimento da carne. A carne de churrasco ou a carne frita em óleo produzem mais substâncias cancerígenas.
Ainda, padrões alimentares com elevados níveis de gordura animal podem aumentar o risco de ganho de peso e outras doenças crônicas, como hipercolesterolemia, doenças cardiovasculares e doenças hepáticas.
Portanto, devemos considerar um consumo mais equilibrado e consciente de carnes bovinas, e aumentar o consumo de hortaliças para proporcionar um suporte antioxidante ao organismo e prevenir o aparecimento de doenças crônicas.
Texto adaptado: www.vponline.com.br
Comments