ALIMENTAÇÃO IDEAL PARA DIMINUIR TRIGLICÉRIDES
- Mariana Andrade
- 30 de out. de 2017
- 2 min de leitura

O que aumenta a taxa de TRIGLICÉRIDES?
Devemos pensar em desequilíbrio entre a ingestão e metabolização de glicose, podendo ser resultado da ingestão excessiva de glicose (carboidratos) ou da ineficiência na ação da insulina.
Para isso, diversos nutrientes são importantes para melhorar a ação da insulina, como também melhorar outros fatores que causam ou agravam a resistência à insulina, como por exemplo, a inflamação.
Dessa forma, devemos pensar no tratamento de forma integral, não havendo apenas um ou dois alimentos “milagrosos”. O que já está comprovado para reduzir as taxas de triglicerídeos, como também para prevenir doenças cardíacas é: reduzir consumo de gorduras saturadas e de carboidratos simples, aumentar consumo de peixes e linhaça (devido ao conteúdo de ômega-3) e tratar a resistência à insulina, através de carboidratos de boa qualidade e em quantidade adequada e frutas, verduras e legumes em abundância, de forma a garantir os micronutrientes necessários.
Alguns alimentos são benéficos para controlar as taxas de triglicerídeos, como:
SALMÃO: está incluído na lista por ser fonte de ômega-3. De fato, o consumo de ômega-3 mostra muitos benefícios para o controle das taxas desse tipo de gordura. Isso ocorre porque esse ácido graxo aumenta a remoção dos triglicerídeos, se mostrando muito eficaz no tratamento de hipertrigliceridemia. Outra ótima opção é a sardinha pois tem quantidades de ômega-3 similares às do salmão.
FARINHA DA BANANA VERDE OU BIOMASSA DA BANANA VERDE: Consumir banana verde com regularidade pode não somente diminuir o LDL (colesterol ruim) e reduzir as taxas de triglicérides, como aumentar as taxas de HDL. Estudos recentes sugerem que a farinha de banana verde pode aumentar em até 30% os níveis de colesterol bom na circulação.
LIMÃO: o limão por seu conteúdo de polifenóis com ação antioxidante. O ascorbato (forma ionizada da vitamina C), a hesperidina e outros flavonoides são os principais responsáveis pelo poder antioxidante do limão e é justamente esse poder que confere benefícios no controle das taxas de triglicerídeos.
BERINJELA: tem poder adstringente, ou seja, funciona como detergente das gorduras ingeridas, diminuindo sua absorção. Sabe-se que a berinjela é rica em compostos fitoquímicos que também atuam como antioxidantes, podendo, por este motivo, auxiliar no controle do perfil lipídico de uma maneira geral. Dessa forma, não possui ação comprovada isoladamente na redução das taxas de triglicerídeos, atuando apenas como fonte de nutrientes importantes, assim como outros vegetais.
NOZES: possuem atividades anti-inflamatórias e antioxidantes. As nozes, assim como outras oleaginosas, exercem vários efeitos benéficos para o controle das taxas de gordura no organismo. Além do poder antioxidante, são ricas em fibras, que diminuem a absorção de carboidratos e outros nutrientes que em excesso, podem aumentar as taxas de triglicerídeos no sangue; são ricas em fitosteróis, exercendo, portanto, papel no controle do colesterol e cortisol (hormônio aumentado em situações de estresse); e ricas no aminoácido arginina, que tem ação vasodilatadora. Portanto, seu consumo se mostra interessante no controle não só dos triglicerídeos, como também exerce outros benefícios para a saúde.
Comments