O Estresse pode prejudicar minha saúde?
- Mariana Andrade
- 14 de mai. de 2017
- 2 min de leitura

Sim!
Pode causar desequilíbrios hormonais e alterar as reservas de nutrientes, vitaminas e minerais que podendo levar às doenças do trato gastrointestinal, doenças cardiovasculares, dores musculares, hipertensão, depressão e pode provocar a diminuição do sistema imunológico nos deixando mais susceptíveis a infecções.
O estresse crônico vem afetando muitas pessoas, devido ao acúmulo dos fatores estressantes do dia-a-dia, como: excesso de trabalho, noites mal dormidas, alimentação de má qualidade, cobranças, ansiedades, etc.
Esse estresse pode gerar: irritação, com dor de cabeça, dores musculares, queda de cabelo, unhas fracas, a pressão arterial e frequência cardíaca elevadas, que são provocados por um desequilíbrio hormonal – entre a adrenalina e o cortisol.
A mudança nos hábitos alimentares e um estilo de vida saudável e a prática de atividade física auxiliam muito no controle do estresse.

Dicas alimentares para controlar o estresse:
- Evite açúcar, café e sal em excesso. Tente substituir o excesso de café pode ser por chás como o de camomila, erva-doce e cidreira.
- Procure ter na alimentação, alimentos fontes de magnésio, pois ele atua na contração muscular e auxilia no relaxamento da musculatura e alivia o estresse. Fontes: castanhas, nozes, semente de abóbora, aveia, arroz integral, folhosos de cor verde-escuro (agrião, couve, brócolis, espinafre, rúcula).
- Gergelim e Quinoa são alimentos fonte de cálcio, que junto com o magnésio auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares.
- Alimentos antioxidantes e fonte de vitamina C estimulam o sistema de defesa (sistema imune) e combate a produção de radicais livres.
- Alimentos que atuam na produção de serotonina (cacau, banana) e fonte de triptofano (frango e peixes) auxiliam na prevenção de depressão, que pode ser desencadeado pelo estado de estresse crônico.
- Evitar alimentos gordurosos, já que com o estresse pode levar a azia, má digestão e queimação.
- Alimentos fonte de ômega 3 (semente de chia, peixes, linhaça) são importantes, pois auxiliam no controle hormonal e tem ação antiinflamatória e antioxidante.
- Água-de-coco, lentilha, feijões, grão-de-bico, cereais integrais, laranja e banana são boas fontes de potássio que auxilia na condução de impulsos nervosos e mantém o bom funcionamento cerebral.
コメント