Saiba os melhores horários para a prática de suas atividades diárias
- Mariana Andrade
- 22 de fev. de 2017
- 2 min de leitura

Cada um de nós tem um relógio biológico diferente. Para conhecer o seu, basta ouvir o próprio corpo. Podemos adaptar o ritmo do nosso organismo por meio de hábitos e rotina, mas também é possível tirar o melhor proveito daquele horário em que sabemos que temos mais energia e disposição, especialmente na hora de praticar alguma atividade física.
Durante o dia os hormônios e os neurotransmissores liberados são responsáveis em auxiliar o desenvolvimento de nossas atividades diárias, como horários de dormir, acordar, comer, dentre outras atividades.
Quais os horários ideais para você realizar suas atividades diárias:
O pico de cortisol liberado nos faz levantar, por isso o melhor horário para despertar é entre 6 as 8h da manhã, o ideal neste horário é fazer um bom café da manhã, pois o hormônio cortisol estimula o catabolismo, se houver muitas horas de jejum há risco de perda de massa magra. Pessoas que apresentam dificuldade de despertar pela manhã e se há diminuição do rendimento a tarde, pode estar ocorrendo uma falta de equilíbrio da supra renal, pode suspeitar de fadiga adrenal. Outros neurotransmissores, a noradrenalina (precursor da adrenalina) e a testosterona também são liberados pela manhã, sendo horário ótimo para fazer algum exercício físico, pois proporciona mais disposição e mais síntese de massa muscular.
Após as 9h ocorre um aumento da serotonina, ideal ter alimentos fontes de triptofano (banana, abacate, laticínios, nozes, sementes, grãos) para a síntese da serotonina, ela ajuda a regular o humor, a sensação de fome e o sono.
10 as 12h são ótimos horário para performance intelectuais, ideal ter consumo de aminoácidos (proteína animal para síntese dos neurotransmissores).
13 a 14h ocorre produção de neurotrasmissores, ideal preferir alimentos de fácil digestibilidade, pois diminui a atividade digestiva.
15 as 17h a parte intelectual vai desacelerando, também é um ótimo horário para prática de atividade física, a coordenação motora e a eficiência muscular e cardiovascular são mais ativas, melhor evitar o uso de cafeína nesse horário para não prejudicar o sono.
18 - 19h podem ser um horário bom para uma atividade física aeróbica leve não competitiva, ideal é ter uma refeição jantar de baixa carga glicêmica para não prejudicar os hormônios que são liberados a noite, como a melatonina (hormônio do sono e GH (hormônio importante para síntese muscular e a queima de gordura. O excesso de carboidrato simples (pão, massas, açúcar, excesso de frutas) estimula a insulina e esta bloqueia o hormônio GH, prejudicando a sua função.
A partir de 20h há um pulso de melatonina para preparar o organismo para o sono e é bloqueado pelo consumo de café ou do álcool.
Ocorre diminuição do cortisol, a partir das 21h. E essa diminuição é essencial para a função da melatonina, importante qualidade do sono.
Comments