Benefícios da Pimenta Caiena
- Mariana Andrade
- 3 de fev. de 2017
- 2 min de leitura

A capsaicina está presente na pimenta caiena e promove o gasto energético, aumenta a oxidação dos carboidratos e gorduras, tratamento terapêutico da obesidade. Além disso, este fitoquímico, possui várias propriedades farmacológicas como a ação mucolítica, termogênica e analgésica.
A pimenta é um alimento saudável e seu consumo é indicado às pessoas que sofrem de enxaqueca e cefaléia crônica.
O uso da pimenta auxilia na dissolução de coágulos e de muco dos pulmões, é expectorante, descongestionante e indutor da termogênese (efeito de transformar parte das calorias dos alimentos em calor), auxilia no emagrecimento, além de atuar como antioxidante e antibacteriano.
Quando há a ingestão de alimento apimentado, a capsaicina ativa receptores sensíveis na língua e na boca. Esses receptores levam a informação ao cérebro como uma mensagem de que a boca estaria queimando. Esta informação produz uma resposta cerebral no sentido de preservar o organismo: aumentando a salivação e transpiração para refrescar o corpo. Em seguida, o cérebro inicia a produção de endorfinas, que permanecem por algum tempo no organismo e provocam a sensação de bem-estar e euforia. Quanto mais ardida for a pimenta, mais endorfina será produzida. E quanto mais endorfina, menos dor de cabeça e menos enxaqueca.
Em um estudo a capsaicina, e mostrou que a adição desse fotoquímico no café da manhã diminuiu significativamente o desejo de comer no almoço.
A pimenta caiena pode ser utilizada em sucos nutritivos – 1 col. de café rasa, ou na preparação dos alimentos.
A ação da pimenta vem sendo bastante investigada pela comunidade científica e este conhecimento tem trazido resultados benéficos à nossa saúde. Portanto, deve ter cuidado com o uso em excesso de pimenta para quem utiliza algumas medicações. Pois, pode aumentar o metabolismo de determinadas drogas a nível hepático, e interferir na função de medicamentos antidepressivos (inibidores da MAO) e com drogas antihipertensivas (pelo aumento da secreção catecolaminergica).
Commentaires