top of page

Dicas da Nutrimariana

Câncer: como prevenir?


A ligação entre a alimentação e o câncer está bem estabelecida, e estima-se que a nutrição e o estilo de vida sejam determinantes em um terço de todos os casos de câncer. Evidências de estudos epidemiológicos apoiam uma associação entre risco de câncer e o baixo consumo de frutas e vegetais.


A obesidade e falta de exercícios são graves fatores de risco para certos tipos de câncer de mama pós-menopausa, câncer de colón em homens e mulheres, câncer do endométrio, câncer de próstata, câncer renal e possivelmente câncer pancreático.


A nutrição por meio de alimentos específicos e seus componentes bioativos podem ser utilizados com uma estratégia de prevenção do câncer.


Uma alimentação alcalina tem sido relacionada com menor risco de desenvolver câncer, ela é baseada em consumo de frutas e vegetais, e na eliminação de alimentos industrializados (acidificantes), ricos em açúcar, aditivos químicos, amido, farinha branca, laticínios e carne vermelha, pois estes acidificam o sangue e dificulta a absorção de nutrientes e a eliminação de toxinas, gerando inflamação no organismo que levam ao desenvolvimento do câncer.


Uma alimentação anti-câncer deve ser anti-inflamatória e deve ser livre de alimentos alérgenos, pois as alergias alimentares geram inflamação e ativa a liberação de citocinas inflamatórias.


O intestino deve funcionar todos os dias, pois a constipação intestinal (prisão de ventre) tem sido relacionada com o risco de câncer, pois gera um microbioma inflamatório.

Problemas na tireoide estão relacionados a chance de desenvolver câncer de mama, o hipotireoidismo subclínico deve ser tratado, pois na falta de T3 o metabolismo da estrona (estradiol) vai ser alterado para uma forma mais carcinogênica.


As toxinas ambientais, agrotóxicos, metais tóxicos, plastificantes (bisfenol, fitalatos, benzenos) presentes em alimentos em embalagens plásticas estão relacionados com o desenvolvimento de câncer.


Com base em artigos atuais, segue algumas atitudes saudáveis que podem reduzir o risco de desenvolver o câncer:


- Consumir 6 porções de Frutas e verduras ao dia, de preferência orgânicos;


- Alimentos fora de época terão mais agrotóxicos;


- Comer Brássicas (couve, rúcula, couve-flor, repolho roxo, folha de brócolis, nabo, rabanete) modula processo de desintoxicação;


- Consumir 6 x na semana 15gramas por dia de sementes oleaginosas (semente de chia, castanhas, macadâmia, gergelim, semente de abóbora);


- Utilizar temperos (cúrcuma, gengibre, alho, cebola):


- Consumir probióticos, como: Kombucha e Kefir de açúcar mascavo, pois melhoram o microbioma intestinal;


- Evitar consumo de: café quente em copinho de plásticos, água em garrafas de plásticas, cozinhar arroz em saquinhos plásticos, esquentar alimentos em embalagens plásticas, sucos de caixinha, leite em caixinha.


- Alimentos Alcalinizadores do sangue: Laranja, banana, cereja, abacaxi, pêssego, figo, melão, kiwi, mirtilo, maçã, pêra, limão, lima, melancia, uva, manga, mamão papaya, cenoura, tomate, milho fresco, cogumelos, repolho, ervilha, casca de batata, azeitona, tofu, quiabo, abóbora, beterraba, aipo, alface, abobrinha, batata doce, aspargo, cebola, alho, salsa, espinafre cru, brócolis, suco de vegetais, castanhas, amêndoas, óleos de canola e de oliva, amaranto, arroz selvagem, quinoa, soja, chá de gengibre chá verde, chá de ervas, água com limão.



コメント


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

 

Clínica Maison Blanc

Av. Engenheiro Carlos Goulart, 1015 Sala 312 - Buritis, BH - MG

e

Núcleo Dra. Daniela Moreira

Av. Mário Werneck, 26, Sala 101 - Estoril, BH - MG

Whatsap: (31)  9 9948-5303

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page