Cúrcuma = Açafrão-da-terra
- Mariana Andrade
- 14 de ago. de 2017
- 2 min de leitura
A cúrcuma, também conhecida como açafrão da Índia, gengibre dourada ou açafrão da terra, espécie originária do sudeste asiático, é considerada uma preciosa especiaria. Possui cor amarela intensa, cheiro forte e agradável, sabor aromático e picante. Pode estar apresente na forma de pó ou em cápsulas: cúrcuma em pó, extrato de cúrcuma e curcumina purificada.

A Cúrcuma e o Açafrão vem de plantas diferentes. A Cúrcuma é um rizoma — um caule subterrâneo— e é da família do gengibre. (foto acima)
Já o açafrão são os estigmas de uma flor de cor lilás. É um tempero caríssimo vendido em vidrinhos ou caixinhas contendo um grama, é vendido em lojas especializadas em especiarias, empórios ou supermercados mais caros. Tem aroma e sabor diferente da cúrcuma. É normalmente vendido inteiro, pode ser encontrado em pó, mas o pó é vermelho. O açafrão também tem propriedades antioxidantes mas não é tão usado como a cúrcuma devido ao seu valor. (foto abaixo)

O pigmento fenólico (corante) extraído da cúrcuma é a curcumina, muito utilizado como corante natural na indústria têxtil, perfumaria, alimentícia e com propriedades medicinais. Em relação à indústria alimentícia é muito utilizada na confecção de bolos, biscoitos, macarrões, mostardas, sorvetes, queijos, ovos e carnes.
Um estudo atual realizado na Universidade Federal de Goiás (UFG), feito com atletas de corrida de rua, apontou que o consumo da cúrcuma (açafrão da terra) nas refeições ajuda na recuperação física.
Os pesquisadores observaram que, logo após a prova e 24 horas depois, ocorreu o aumento da atividade anti-inflamatória no grupo que recebeu o açafrão, além da redução de um marcador de lesão muscular denominado mioglobina. Indicando, portanto, que a cúrcuma proporciona recuperação muscular mais rápida e menor dano muscular.
A cúrcuma é uma excelente fonte de ferro e manganês. É também uma boa fonte de vitamina B6, fibras e potássio. Além de ser rico em antioxidantes e propriedades anti-flamatórias.
Pode ser utilizado uma colher de chá (5g) da cúrcuma em pó diariamente pode ser acrescentado em sopas, bolos, saladas, carnes ou legumes, e deve ser sempre adicionada ao final da preparação ou nos alimentos prontos. Ou pode ser utilizado em forma de suplementação.
Comments