Alimentação Anti-inflamatória é ideal para reduzir a perda óssea
- Mariana Andrade
- 19 de jun. de 2017
- 2 min de leitura
Os ossos estão constantemente em mutação. Tecido ósseo mais velho está constantemente desaparecendo enquanto novo osso está sendo criado. A quantidade de tecido ósseo em jovens aumenta continuamente, o que permite o crescimento. Este crescimento continua até cerca de 30 anos, quando o tecido ósseo humano é mais forte e denso.

Embora todas essas informações sejam ótimas para os jovens, as notícias mudam com a idade, especialmente para as mulheres.
A osteoporose é uma condição médica que ocorre quando os ossos perdem muito tecido. Quando isso acontece, os ossos se tornam menos densos, o que os torna frágeis, e mais propensos a quebrar.
Estima-se que a metade das pessoas com mais de 50 anos serão vítimas de ossos quebrados por causa da diminuição da densidade óssea.
Compreender as causas da osteoporose ajuda a prevenir esta doença que afeta muitas mulheres. Algumas das causas, incluem:
Baixo nível de estrogênio - especialmente associado à menopausa
Insuficiente do nível de cálcio
Falta de vitamina D
Estilo de vida sedentária
Alterações na tireóide
Fumo
Medicamentos
Abuso do álcool
Inflamação
Pesquisas têm apontado o fato de que os marcadores inflamatórios no sangue estão relacionados com a perda óssea e fragiliade óssea em homens e mulheres. Na verdade, há um índice inflamatório dietético que é usado para avaliar os alimentos e o efeito que eles têm sobre a inflamação no corpo.

Alimentos anti-inflamatórios incluem frutas e vegetais frescos, peixes e grãos integrais, além de:
Açafrão: que essa substância aumenta a resistência das células aos danos oxidativos, além de reduzir os processos inflamatórios no organismo. O consumo desse extrato ainda inibe o crescimento de bactérias, parasitas e fungos, que provocam doenças. Utilize em pó, polvilhada na comida pronta ou dissolvida no azeite extravirgem para temperar a salada ou bata um pedaço da raiz fresca no suco.
Chocolate: Você pode desfrutar deste rico e delicioso deleite, em dosagens apropriadas, mas apenas chocolate escuro, com 70% ou mais concentração de cacau. Chocolate de leite não é saudável, devido à alta concentração de açúcar, leite e gorduras de.baixa qualidade.

Frutas vermelhas: mirtilo, morango, amora, açai, jabuticaba, acerola, pitanga são ótimas opções. Estas deliciosas frutas são cheias de sabor fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes
Vegetais crucíferos: Incluem brócolis, couve-flor, couve, repolho e couve de Bruxelas são ricos em substâncias benéficas. São fáceis de incluir em sua dieta e estão disponíveis a um preço razoável.
Abacate: Este fruto versátil é cheio de gordura saudável, fibra e antioxidantes. Tem um sabor excelente, pode ser usado puro, misturado com banana e cacau, ou salgado, em saladas, sanduíches e é o ingrediente principal em guacamole, o saboroso molho mexicano.
Chá verde: O chá verde irá fornecer a energia que você precisa para começar seu dia rápido, mas seu nível muito mais alto de antioxidantes também ajuda a proteger contra o câncer, doenças cardíacas e doença de Alzheimer.

Comments