Algumas razões para não tomar Leite
- Mariana Andrade
- 10 de mar. de 2017
- 2 min de leitura

Atualmente o consumo do leite tem sido alvo de vários estudos devido a várias evidências que embasam o seu poder alergênico. Leite e derivados sofrem processos na sua produção (processamento UHT e a retirada da lactose) que alteram seu valor nutricional, além de apresentar presença de antibióticos, agrotóxicos e micotoxinas.
A contaminação ocorre pela ingestão dos agrotóxicos presentes nas pastagens e na ração dos animais. Alguns estudos revelam prejuízos na saúde humana causados pela ingestão de agrotóxicos, como:
Obesidade
Dislipidemia
Diabetes
Alteração neurológica
Câncer
Infertilidade
Alterações neurológicas
Asma
Distúrbios tireoideanos
A presença de várias micotoxinas foram encontradas em amostras de leite em várias regiões brasileiras, ela é formada no metabolismo de fungos psyllium, aspergillus e fusarium. A ingestão dessas toxinas pode causar vários prejuízos a saúde, como:
Alterações imunológicas
Neurológicas
Hepáticas e intestinais
Câncer
Quanto à utilização de antibiótico que pode ocorrer quando as vacas apresentam infecções nas glândulas mamárias, e conseqüentemente pode estar presentes no leite, há uma preocupação no aumento da resistência bacteriana gerando o aumento da mortalidade por infecções.
Atualmente algumas pessoas apresentam intolerância à lactose ou acham que o leite sem lactose é mais saudável, mas essa retirada da lactose pela indústria pode alterar a composição proteica do leite. O leite pelo processo UHT, passa por altas temperaturas por curto espaço de tempo pode gerar produtos de glicação avançada pela reação de Maillard, aumentando a síntese de citocinas inflamatórias, que é responsável por várias alterações orgânicas como:
Obesidade
Diabetes
Dislipidemia
Redução da longevidade
Portanto, infelizmente o processo de industrialização do leite é um fator que altera sua composição nutricional. Portanto, cuidado no consumo exagerado de leite que passou pelo processamento UHT.
O leite de vaca biodinâmico é uma das melhores opções, pois é produzido artesanalmente, livre da presença de pesticidas, fertilizantes e antibióticos, garantindo que o leite e seus derivados estejam livres de substâncias prejudiciais à saúde.
Comments