5 dicas para ter uma alimentação saudável
- Mariana Andrade
- 27 de jan. de 2017
- 2 min de leitura

Antes de focar em algumas dicas de alimentação saudável, vamos refletir um pouco sobre o nosso histórico alimentar, para entender a importância de uma alimentação mais natural possível.
“Nossos antepassados não tinham câncer, diabetes, obesidade nem doenças degenerativas e possuíam excelente forma física”.
Ao longo dos tempos ocorreram mudanças na oferta de alimentos. Os nossos antepassados alimentavam-se de carnes, ovos, algumas raízes, folhas, frutos, sementes e oleaginosas.
Deste modo, o nosso organismo é totalmente adaptado a consumir carnes ricas em proteína e gordura, vegetais, tubérculos, como mandioca e inhame, e frutas fibrosas.
Quem sabe, ele ainda não esteja preparado para fazer a digestão de muitos alimentos que consumimos? E, isso possa estar relacionado com aumento das intolerâncias alimentares ao glúten, a lactose e ao leite, resultando algumas alterações na saúde. Essa é uma hipótese que deve ser considerada.
Alimentação dos nossos antepassados possuíam as seguintes características:
É muito rica em fibras (algumas raízes, abundante quantidade de folhas, frutos e sementes);
É muito rica em proteínas (carne de caça, ovos, peixes);
Tem grande quantidade de óleos poli-insaturados essenciais ômega 3 (peixes);
É muito rica em vitaminas, minerais e antioxidantes (abundante quantidade de folhas, frutos);
Não tinha carboidratos de alto ou médio índice glicêmico e não consumiam lácteos nem derivados.
Diante destas indagações, é importante mudarmos o nosso pensamento em relação a alimentação saudável e começarmos a fazer algumas mudanças alimentares.
Aproveite a fase inicial para estipular metas possíveis:
1) Faça do café da manhã a maior e mais completa refeição, use ovos, frutas, fibras tubérculos, etc;
2) Consuma um grande prato de salada no almoço e jantar, e utilize carnes magras;
3) Escolha uma fonte de fibra solúvel para adicionar ao seu lanche da tarde, pode ser amaranto, quinoa, chia, farinha de maracujá, farelo de aveia, farinha de coco, etc;
4) Não use refrigerantes ou bebidas saborizadas prontas;
5) Substitua o pão branco por pães com menor carga glicêmica ou por tubérculo, pode ser mandioquinha, batata-doce, inhame, cará, etc;
Comentarios