Entenda o que é alimentação Low Carb
- Mariana Andrade
- 1 de fev. de 2017
- 2 min de leitura
A alimentação low carb, é baseada na diminuição do consumo de alimentos fontes de carboidratos (pães, massas, frutas, biscoitos, arroz, feijão, açúcares), é uma estratégia que pode ser utilizada para emagrecer e para controlar o apetite. Não é a retirada de carboidratos, é utiliza-lo em momentos estratégicos, e utilizar alimentos com carga e índice glicêmicos baixos.
Todo processo gira em torno da insulina, quando comemos carboidratos em excesso a insulina converte e armazena esse excesso de açúcar em gordura, e ocorre o ganho de peso. O excesso de insulina impede a lipólise (queima de gordura).
Com a restrição dos carboidratos a insulina não se eleva e há produção de corpos cetônicos (são derivados da quebra de ácidos graxos no fígado), essa produção é responsável pela diminuição da fome. E os níveis baixos de insulina possibilitam a liberação de triglicerídeos, que serão usados como fonte de energia para o corpo sobreviva a baixos níveis de glicose. Esses fatores equilibram a vontade de comer, auxiliando assim, a redução do “vício pelos carboidratos”.
Bases da estratégia Low Carb:
É baseada no consumo de alimentos naturais “comida de verdade”, sem processamento, com poucos carboidratos. A base são os vegetais, as carnes, as gorduras naturais como a manteiga e o azeite, óleo de gergelim, os ovos, os queijos, as frutas com baixo índice glicêmico (morango, limão, kiwi, abacate, coco fresco) e castanhas e as nozes.
Não é permitido:
Nenhum tipo de açúcar,
Vegetais ricos em amido (batata, batata doce, cenoura, inhame, mandioca, tapioca).
Óleos Refinados (soja, canola, milho)
Grãos, alimentos à base de trigo.
Bebidas zero ou light
Comidas Processadas
Quanto mais simples a sua refeição melhor seu resultado, por exemplo:
Filé de frango com brócolis
Carne de panela com abobrinha refogada
Hambúrguer de carne moída com queijo e Salada verde
Há um período médio de 15 dias de dieta low carb para adaptação do metabolismo e melhora da queima de gorduras. No entanto, essa estratégia nutricional tem embasamento e pode ser aplicada sim, mas depende do perfil metabólico e objetivo do indivíduo. Entretanto, essa dieta deve ser indicada e elaborada por um profissional nutricionista, para corrigir alguns sintomas que podem ocorrer, como: tonturas, dor de cabeça, prisão de ventre entre outros, bem como fazer o correto planejamento alimentar para que se atinja o resultado esperado.

Yorumlar