O que acontece se você consumir Quinoa?
- Mariana Andrade
- 24 de abr. de 2019
- 2 min de leitura

A quinoa (Chenopodium quinoa) é um grão nativo da Cordilheira dos Andes, cujo nome significa “grão materno”. Ela apresenta alto teor de proteínas, é o alimento vegetal que apresenta todos os aminoácidos essências para o organismo funcionar corretamente.
Além disso, possui ácidos graxos poli-insaturados, ômega-6 e ômega-3, vitaminas e minerais com ação antioxidante, além de fibras dietéticas que atuam no melhor funcionamento intestinal, controle da absorção de glicose e gorduras, podendo prevenir e auxiliar o tratamento de doenças crônicas, como diabetes, colesterol alto e doenças cardiovasculares.
Esse grão não tem glúten e possui mais ferro do que o feijão, tem também fósforo, magnésio, potássio, vitaminas do complexo B e vitamina E e antioxidantes.
Portanto, se a quinoa fazer parte do seu hábito alimentar você pode ter os seguintes benefícios: melhora sistema imune, proteção de doenças (doenças cardíacas e respiratórias, cancro e Alzheimer), combater os radicais livres, redução dos sintomas associados à tensão pré-mestrual e menopausa, melhora no funcionamento do intestino e o aumento de massa muscular.
A quinoa é vista como um superalimento e pode ser encontrada em 3 versões: Farinha de quinoa, Flocos de Quinoa ou Grão de Quinoa.
A farinha e o flocos pode ser utilizada em receitas substituindo as farinhas comuns, ou em frutas, sucos ou shakes. E o grão pode ser utilizado em saladas ou para substiuir o arroz branco.
Mas vale ressaltar a importância de fazer o remolho deste grão para reduzir o fator anti-nutricional e melhorar a digestibilidade (deixar de molho de um dia para outro antes de cozinhar), pois esse grão contém anti-nutrientes (fitatos e saponinas) que podem reduzir a absorção de nutrientes importantes como o cálcio, ferro e zinco, e causar flatulência em pessoas com intestino inflamado.
Commentaires