top of page

Dicas da Nutrimariana

Dicas para não engordar nas festas de fim de ano



Estamos em Dezembro e as festividades de fim de ano já começam, saiba qual a importância de fazer boas escolhas alimentares quando você está fazendo dieta.


Quando se está fazendo uma mudança de hábitos alimentares para emagrecer é importante seguir rigorosamente um plano alimentar com a orientação de um nutricionista. Sem uma orientação nutricional você poderá entrar no famoso “efeito sanfona”, pois dietas muito restritivas e de forma desbalanceada, faz com que nosso organismo sobreviva adaptando a essa modificação, no entanto quando voltamos a ingerir a quantidade maior de alimentos, podemos engordar, para compensar a carência a que submetemos nosso corpo.


Isso pode acontecer também se você está fazendo dieta e não resiste às tentações das festas de fim de ano, ou seja, poderá vir a engordar com maior facilidade. É possível engordar até três quilos nas festas de Natal e Ano Novo. Se exagerou, recupere no dia seguinte, veja dieta pós festa.


Portanto, para quem não pensa em fazer restrições, comece logo a pensar em gastar calorias fazendo uma atividade física, nas escolhas menos calóricas e nas dicas para não abusa e acabar ganhando alguns quilinhos.


Um das dicas mais importante é se alimentar de 3 em 3 horas. Faça pequenos lanches durante o dia na véspera, pois assim fica mais fácil evitar de comer muito durante a ceia.


Comer meia hora antes da ceia: uma banana (nem muito mole nem muito dura) ou fruta com casca, ou frutas secas como damascos, amêndoas, castanhas (sem abusar), faz com que você coma menos na hora do jantar, as fibras desses alimentos dão uma sensação de estômago cheio e porque isso ajuda a não exagerar quando a ceia estiver posta.


As frutas oleaginosas (castanhas, nozes, pistache, avelãs, amêndoas etc.) são excelentes opções, desde que consumidas com moderação, o ideal de consumo é 1/2 xícara de chá.

É importante também mastigar bem os alimentos. Quem come muito rápido, além de ter uma digestão mais demorada, deixa de saborear o alimento e acaba comendo uma quantidade maior.


Água sempre! Por mais básico que pareça, a água também pode ajudar bastante na hora de atenuar a fome. Vale tomar um copo d’água antes do jantar e outro um imediatamente antes para ajudar a pegar leve na hora da ceia.


Evite comer e beber em excesso. Fuja das batidas com leite condensado e das bebidas fermentadas, como a cerveja e o chopp, são 150 calorias por copo e dificilmente bebe-se um só. Dê preferência ao vinho, espumante ou prosecco, pois são menos calóricos e mais refrescantes. Entre um copo e outro, tome sempre um copo de água. Pode não parecer, mas bebidas alcoólicas são bastante calóricas, veja alguns exemplos:


Batidas: 1 copo (100ml) tem 251 Kcal;


Caipirinha de vodka: 1 dose (100ml) tem 162Kcal

Cervejas: 1 lata tem entre 150 kcal;

Champanhe: 1 taça (100ml) tem 110Kcal.

Gim: 1 dose (30ml) tem 60Kcal.

Vinho branco doce: 1 taça (100ml) tem 142Kcal.

Vinho branco seco: 1 taça (100ml) tem 85Kcal.

Vinho tinto: 1 taça (100ml) tem 65Kcal.


Vodka: 1 cálice (30ml) tem 72 Kcal.


Whisky: 1 dose (100ml) tem 240Kcal.


Ao servir seu prato, comece pegando os alimentos mais saudáveis. Desta maneira vai sobrar menos espaço no prato para as comidas gordurosas. Inicie a ceia por saladas cruas que possuem um alto teor de fibras. A vantagem é que as fibras atuam como uma "esponja" na absorção de gorduras, evitando seus efeitos nocivos sobre o organismo; Os alimentos com alto teor de gorduras saturadas devem ser evitados. Exemplos desses alimentos são: frituras, salgadinhos, embutidos, maionese, queijos gordos (gorgonzola, provolone, cheddar), carnes gordurosas (presunto, pernil, bacon, salame, pele de aves, carne vermelha com gordura), massas com cremes ou molhos cremosos, creme de leite, chantili;


As preparações cozidas, assadas e grelhadas devem ser privilegiadas, evitando as frituras; Substitua o refrigerante por sucos de frutas naturais ou chás gelados;

Evite os excessos de rabanadas, tortas, doces refinados e com coberturas e recheios gordurosos; Evite os molhos ou saladas à base de maionese; O Panetone, que é a cara do Natal, atualmente, existem as opções light (ideais para quem busca o emagrecimento), sem adição de açúcar (para diabéticos);


Ninguém precisa deixar de comemorar com prazer essa data tão especial. No entanto, moderação é fundamental. É muito importante mudar o pensamento e a cada dia ter hábitos alimentares mais saudáveis e praticar exercícios regularmente, visando um corpo bonito e saudável por todo o ano.


Mas se você acabou abusando e comendo muito, não cometa outro erro de ficar sem comer nada no dia seguinte, caso exagere nas festas, ajuste sua alimentação e faça uma dieta pós festa no dia seguinte, confira.



Comments


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

 

Clínica Maison Blanc

Av. Engenheiro Carlos Goulart, 1015 Sala 312 - Buritis, BH - MG

e

Núcleo Dra. Daniela Moreira

Av. Mário Werneck, 26, Sala 101 - Estoril, BH - MG

Whatsap: (31)  9 9948-5303

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page