Saiba mais sobre o Kefir
- Mariana Andrade
- 22 de abr. de 2017
- 2 min de leitura

O Kefir nada mais é que um conjunto de micro-organismos vivos que condicionam uma cadeia de simbiose entre si. Trata-se de uma associação de microorganismos pertencentes a diversas espécies e gêneros, incluindo ácido lático (Lactobacilli, Lactococci, Leuconostoc), leveduras (Kluyveromyces, Candida, Saccharomyces e Pichia) e, às vezes, o ácido acético (Acetobacter).
Possuem a aparência de “grãos ou sementes” que variam de tamanho, aproximadamente 3 a 7 milímetros e de textura plástica, opaca, ligeiramente transparente que pode ser de coloração branca ou amarelada.
Os grãos ou sementes podem ser cultivados em água e açúcar mascavo ou no leite fresco, ou versões sem leite de kefir podem ser feitas com água de coco, leite de coco. Essa cultivação gera uma fermentação, onde serão produzidos os microorganismos benéficos.
O líquido fermentado de Kefir (de leite ou água com açúcar mascavo ou água de coco) devem ser armazenados em um pote de vidro, tampados com um pano fino e longe da claridade e pode ser tomado após 12 ou 24h de fermentação.
Antes de consumir ele deve ser coado e pode ser tomado em jejum, antes de dormir, ou o Kefir de água pode ser usado no preparo de sucos.
Então, basicamente, o kefir é a bebida, mas as sementes de kefir é o que você usa para produzir a bebida. Um dos pontos legais do Kefir é que, para conseguir, é apenas por doação.
O Kefir traz muito benéfico a saúde, vários estudos tem demostrado que:
O Kefir é a fonte de probióticos mais potente do que outros produtos lácteos fermentados, com cerca de 30 microrganismos diferentes;
O kefir feito a partir do leite é uma excelente fonte de cálcio. Se produzido a partir de leite integral, ele contém vitamina K2 com benefícios importantes para a saúde óssea;
Alguns estudos mostraram que o kefir pode inibir o crescimento de células cancerosas;
Os probióticos como o kefir podem tratar diarreia e problemas gástricos;
As bactérias lácticas já pré-digerem a lactose no kefir. Pessoas com intolerância à lactose, muitas vezes podem ingerir o kefir sem problemas;
Em estudos em animais, o kefir foi mostrado para suprimir as respostas inflamatórias relacionadas à alergia e a asma;
Comments